Resiliência - A Capacidade de Renascer das Cinzas


A imagem representa a resiliência através da vontade de crescer desta planta (nós) apesar da dureza do solo (vida) - retirada do Google

 Este termo, oriundo do latim - Resiliens, dependendo das áreas de estudo ou ciência, possui vários significados. Para a Psicologia, por exemplo, a resiliência é a capacidade humana de superar as adversidades, transformando os momentos difíceis em oportunidades para aprender, crescer e mudar.


Para aqueles que buscam uma consciencialização mais elevada da existência, que procuram entender e pôr em acção as leis universais e energéticas, que não se limitam a viver por viver… o termo é muito mais complexo… envolve propósitos específicos que fazem parte da nossa evolução enquanto seres espirituais a vivenciar uma vida humana.

Ser resiliente é ser como a Fénix… a ave que renasce das suas próprias cinzas, regenerando-se sempre depois da sua morte… é cair e levantar quantas vezes a vida exigir pensando sempre que ao levantar será ainda mais forte e resistente… a esperança e a fé não se devem perder… podemos sempre começar de novo, uma vida nova, mesmo no meio dos destroços e das nossas próprias cinzas… só temos que arranjar estratégias de sobrevivência pois a vida continua.

Viver não é fácil… mas quando o foi? A humanidade já passou por tanto ao longo da sua história, desde a sua origem até aos dias de hoje… fomos ou não resilientes? Fomos.

A resiliência determina a lei do mais forte… os resilientes têm mais hipóteses de sobreviver pois arranjam estratégias que lhes dão o impulso decisivo e necessário para continuar a sua jornada neste plano e sempre com o foco na felicidade.

Mas ser resiliente não significa ser imune à dor emocional, não significa ser indiferente à dor que causa sofrimento e tristeza, muito menos significa que não se fique perturbado ou em stress perante as dificuldades que nos são apresentadas. Até porque são as dificuldades e o sofrimento que muitas vezes permitem a evolução… Significa SIM a capacidade de adaptação aos acontecimentos da vida que são perturbadores e/ou trágicos, e que geram stress, tristeza, angustia, dor ou sofrimento.

Ser resiliente é ser flexível. 
Ser resiliente implica a utilização de um conjunto de ferramentas que nos permitem recuperar rapidamente de experiências difíceis que nos desequilibram.

TODOS somos resilientes… uns mais que outros, mas todos somos… pois todos ultrapassamos diariamente obstáculos e alguns bastante dolorosos… O positivo disto tudo é a aprendizagem que construímos e que nos torna mais fortes! A resiliência, a NOSSA resiliência é por isso uma estrutura que pode ser construída para o sucesso existencial. Ela pode ser desenvolvida! Como? Através do crescimento da nossa consciência espiritual, autoconhecimento e partilha de experiências para que outros também tenham a hipótese de crescer em consciência.  

Esta é a Equação da Resiliência por mim criada: Autoconhecimento + Fé vai dar origem a uma Autoestima Elevada + Autoconfiança Reforçada, e todas conduzem a um resultado final, a Sabedoria Interior. Sabedoria esta que procuro todos os dias em tudo.

Ultimamente, na minha vida pessoal e no meu espaço, onde pretendo ser facilitadora da abertura da consciência espiritual, motivadora ou orientadora de caminhos, tenho encontrado pessoas em grande sofrimento, completamente desorientadas, desmotivadas e decepcionadas com a vida. Vidas que elas próprias escolheram… (tema para outra altura). Precisamente porque lhes falta o conhecimento da existência nas suas vidas de uma equação. Equação essa que pode ser cocriada por cada um pois ela é inerente a cada ser conforme os seus objectivos, desejos e anseios de vida. Esse conhecimento, na maioria das vezes, devido a diversos fatores pessoais e/ou sociais, está adormecido ou até mesmo esquecido. Por isso, as pessoas ficam desarmadas, desprotegidas, despidas de qualquer entendimento que lhes dê proteção, ferramentas, bases e estrutura emocional para se defenderem dos ataques, enfrentarem os problemas, para se adaptarem às mudanças, para superar obstáculos, afastar o medo e encararem seguras as investidas cármicas… enfim, resistirem de forma resiliente, à pressão de todas as situações que causam desconforto.

A vida exige muito de nós… e cada vez mais…

Estamos em tempo de mudanças, grandes mudanças… mudanças energéticas, mudanças na forma como nos relacionamos com os outros, mudanças estruturais (nos países, nas organizações sociais, económicas, humanas…), ambientais, planetárias… o tempo encurtou, tudo passa rápido, os acontecimentos mundiais assolam-nos, as famílias desmoronam-se… e os propósitos cármicos estão-se a cumprir com uma intensidade e rapidez que quase nos enlouquece de tão desguarnecidos que estamos… A evolução espiritual está a exigir rapidez… e nem todos estão a conseguir acompanhar este ritmo alucinante…

Luis Rojas Marcos (“Superar a adversidade”, 2010) refere que existem características e talentos pessoais, considerados os Pilares da Resiliência, que vão influenciar a forma como cada pessoa se adapta, resiste e recupera das situações adversas. Estes são os que têm maior relevância prática:
  • Autoestima elevada;
  • Autovalorização; talentos ou concretizações pelos quais o próprio se autovaloriza e/ou é valorizado por outros;
  • Aptidões cognitivas e de comunicação;
  • Capacidade de sociabilidade e estabelecimento de vínculos afetivos;
  • Estabelecimento de compromissos com base em expectativas claras, positivas, estimulantes e adaptadas;
  • Flexibilidade de adaptação às mudanças;
  • Iniciativa e criatividade para resolver situações adversas;
  • Acreditar que as situações difíceis podem ser um desafio, que se pode aprender com elas e ficar mais forte;
  • Bom sentido de humor;
  • Identificar e utilizar fatores de proteção;
  • Ter um projecto de vida.

  • Imagem retirada do Google
Muda que tudo à tua volta muda. Não podes é esperar que essa mudança seja rápida, já amanhã ou daqui a uma semana ou daqui a um mês… ter paciência e fé também é uma característica dos resilientes, aguarda, pois a mudança só se dá quando tiver que se dar… no momento certo com a conjuntura certa… o Universo é sábio e soberano…
Entretanto, trabalha… trabalha em ti e para ti. Estuda, pesquisa, aprende, adquire conhecimento, foca-te no teu objectivo de vida e procura a tua felicidade com responsabilidade, com o que tens, com o que és, com as pessoas que te rodeiam, sem as ofender, sem mágoas... Aceita e agradece.
A revolta, o medo, a insegurança, a mágoa, a negatividade, não trazem soluções aos teus problemas, muito pelo contrário só te vão trazer mais do mesmo e ainda mais e maiores obstáculos no teu caminho. 
Não estamos sós... nunca estamos sós... 
Sempre grata e com amor

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saber Quando Parar, é uma Virtude.

Santos de casa não fazem milagres!