Renovadora Energia Celeste


“Reconhecer a nossa dependência íntima do ambiente natural, permite-nos ver o seu verdadeiro valor e valorizá-lo.” – 17º Karmapa, Ogyen Trinley Dorje.

Esta frase consta de uma reflexão produzida por uma Amiga e Mestre(que me acompanha nesta caminhada de consciencialização), no seu blogue – Cavalo de Vento. 
Ao me deparar com alguns textos e reflexões que, neste momento, circulam nas redes sociais sobre a entrada de Urano em Touro recordei-me do seu texto e fui relê-lo pois surgiu-me a ideia de que ele se encaixa perfeitamente nesta energia que, de alguma forma, já nos está a influenciar.

Imagem retirado do Pinterest


Então, vamos por partes. 

Para a Astrologia, o planeta Urano é um Planeta transpessoal, isto é, ele simboliza uma força evolutiva que nos impulsiona para a realização de um caminho com uma consciência superior. Ele faz parte do inconsciente colectivo, representando tudo aquilo que nos faz transcender e desafiar os nossos limites pessoais, e as barreiras sociais e ideológicas. Segundo Nilton Schutz, Urano representa uma energia celeste de libertação, a descida da consciência colectiva, aquele que tem acesso à mente universal. Assim, ele é definido como sendo “O Rebelde”, pois ele surge para revolucionar, destabilizar com a sua energia inquietante e incitar à mudança e inovação.

Touro, pertence a um grupo de signos a que os astrólogos chamam de Signos de Terra (onde se incluem Virgem e Capricórnio). Querem com isto dizer que as pessoas que nascem com Sol em Touro têm uma personalidade sólida, fiável, estão atentos aos pormenores, têm enorme capacidade para desenvolver trabalho duro e rotineiro, são pacientes, de carácter nutridor apreciam os valores da família e o casamento (influencias de Vénus). Possuem uma mente estruturada voltada para a realização das ideias num plano tangível, o ritmo de trabalho pode até ser vagaroso mas são pacientes e não têm pressa nenhuma em alcançar o sucesso. Se observarmos a natureza encontraremos com certeza características comuns. A natureza também tem o seu ritmo, ela não tem pressa em ver crescer as suas árvores, o seu solo cria estrutura e é nutrição para todos os seus seres.

Para Jorge Lancinha, “Viver plenamente este arquétipo, requer abraçar totalmente a experiência material sem perdermos a ligação à nossa essência transcendente. Implica amar a encarnação, celebrar a vida terrena e usufruir dos prazeres que ela nos proporciona, saborear boa comida, cuidar do corpo e da aparência, estimular a sensualidade, refinar o toque, o beijo, o abraço… E nesse caminho descobrir o potencial criativo da matéria, descobrir a Arte, quer como fruídor quer mesmo como criador.”

Urano está no signo de Carneiro desde 2011 e vai entrar no signo de Touro a 15 de Maio. Aí vai permanecer sete anos, até 2025. Em Carneiro (este representa a força inicial, o reconhecimento do sentido do Eu através da acção) selecionámos, criámos e trabalhámos sementes de coisas e valores que idealizámos e achámos que seriam importantes para nós. Nele, todas as possibilidades e sementes foram lançadas, agora é o momento de se fixarem na Terra, de se segurarem em Touro e este processo, sem pressas para alcançar o sucesso, decorre até 2025. Ainda estás a tempo de refletires sobre o tipo de sementes que escolheste… e se sentes que algo que queres plantar não está firme e vigoroso podes, em qualquer momento, utilizando o livre-arbítrio, alterar essa situação e criar/ escolher uma nova semente com consciência da responsabilização pessoal.

Como já se viu (e já se sente), Urano vai agitar a calma vidinha do nosso Touro (ele está no teu mapa natal, vê em que casa se encontra pois vai ser nessa área da tua vida que esta energia mais se vai sentir), vai obriga-lo a mexer-se, a sair da sua zona de conforto, vai por fim à estabilidade e segurança que ele tanto deseja.

Resumindo, vão ser anos de grandes mudanças e de inovação na estrutura económico-financeira e no bem-estar/ auto-estima e valor social. No entanto, Urano também poderá afectar as relações amorosas (pois Vénus também vai ser provocada por este rebelde e agitado planeta), principalmente aquelas que não estão seguras, que não são vividas em consciência e conectadas à essência transcendente. Mas, pertencendo Touro ao elemento Terra, também podemos presenciar grandes mudanças na relação que temos com o planeta Terra.

Agora, voltando à frase inicial: Reconhecer a nossa dependência íntima do ambiente natural, permite-nos ver o seu verdadeiro valor e valorizá-lo.
Penso que esta movimentação celeste vai permitir este reconhecimento. Touro valoriza a Terra que pisa, o prado que o envolve e do qual se alimenta, a água que o refresca nos dias quentes. Ele valoriza a Mãe Terra porque tem consciência da sua dependência em tudo o que ela lhe dá: nutrição, proteção, segurança, abundância, prazer… abraça totalmente a experiência material/ terrena sem perder a ligação com o divino. É por aqui que passa a nossa aprendizagem.

Acredito que com a entrada de Úrano em Touro, a luz que vai iluminar a mente universal, ganhará uma presença muito mais forte nas questões relacionadas com o ambiente e proteção do nosso Planeta. Esta luz vai permitir um despertar coletivo que permitirá um olhar mais sensível, protetor e cuidador para com a Mãe Terra.

Ao longo de sete anos vamos assistir a uma reestruturação da economia mundial permitindo que as ciências avancem nas suas investigações mostrando ao Mundo novos conhecimentos que permitirão que novos valores sejam cultivados em cada um de nós em prol de um planeta mais limpo e saudável onde possamos viver de forma mais sustentável. Também novas e melhoradas tecnologias surgirão para ajudar na preservação do ambiente (poderá haver um maior interesse na implementação e no uso de energias alternativas, quem sabe se ao longo destes anos os carros elétricos ou movidos a energia solar ou outra energia alternativa mais amiga do ambiente comecem a conquistar de vez o mercado…) assim como alternativas mais sustentáveis e saudáveis na mecanização e produção agrícola e pecuária. 

Respeitar o meio ambiente é respeitarmo-nos. Valorizar a natureza é valorizarmo-nos. A sensibilidade dos nossos sentidos, para a necessidade de mudarmos hábitos e adquirir uma consciência ambiental mais amiga deste planeta em que habitamos, vai estar mais apurada.

Mas Touro também é a Terra ligada à nutrição (é através dela que as plantas firmam as suas raízes e se alimentam), por isso ele tem uma relação muito particular com a comida. O prazer que retira no ato de se alimentar é um incentivo à vida, permite-lhe o ancoramento do espírito na matéria. É provável que este trânsito permita a (re)criação de novos e diferentes tipos de alimentação e/ou mude hábitos alimentares e a relação que temos com os alimentos, ajudando-nos a valorizar não só o ato saudável de nos alimentarmos como também a génese e a proveniência dos alimentos.

Para finalizar peço-te: Sente a Terra por debaixo dos teus pés e conecta-te. Observa a natureza, respeita-a, valoriza-a, cuida dela, pois tu não és um ser isolado da mesma, tu fazes parte de um perfeito Todo na perfeita imperfeição universal. E na tua vida, tal como na natureza, tem que haver momentos de renovação, mudança, renascimento… rutura de antigos padrões para dar lugar a novos.

Na contemplação da natureza temos acesso a tantos ensinamentos!!!

É cada vez mais importante olhar para o planeta terra com os olhos do amor e da valorização e é cada vez mais importante colocarmo-nos em ação para cuidarmos dele como cuidamos da nossa casa, da nossa família, daqueles que mais amamos.

Lembra-te, quanto mais profundas são as nossas raízes na Terra, mais aumenta a nossa conexão com o universo…

Tomina - Santo Aleixo da Restauração  (Baixo Alentejo), foto de Miguel Claro


Grata!
Abraço-vos nesta evolução coletiva.
Teresa 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saber Quando Parar, é uma Virtude.

Santos de casa não fazem milagres!

Resiliência - A Capacidade de Renascer das Cinzas