O Natal, o Reiki e os Cinco Princípios


Como viver o espírito natalício com a energia do Reiki e os seus 5 princípios? 

Surgiu-me esta questão enquanto absorvida nos meus pensamentos, num momento introspectivo e influenciada pela música, cheiros e sentimentos que envolvem esta quadra que estamos a viver. Para além disso, sendo terapeuta de Reiki, ainda não tinha feito nenhuma reflexão, aqui no blogue, relacionada com esta forma de viver que me preenche e me faz estar alinhada com o TODO porque me faz sentido, porque se encaixa na minha forma de ser e de estar nesta vida (assim como o Ho’Oponopono, conversa para outro dia). Hoje, depois de mais de oito anos de aprendizagem, estudo, auto-aplicação, meditação, e terapias, reconheço os benefícios, sobretudo a nível mental, comportamental e afectivo, e as mudanças positivas, que esta energia gradualmente me trouxe, conferindo-me agora maturidade espiritual que me permite desempenhar o meu papel como terapeuta e orientadora transpessoal o melhor possível.

O Natal. O Natal deveria ser um período de acalmia nas nossas vidas… um período de recolha, introspecção, reflexão sobre o ano que está a terminar e projectar o ano que se aproxima, de sentir, sentir os bons momentos em família, o cheiro característico da época, os sentimentos que nos invadem das boas recordações de outros natais… e claro, festejar. 
Festejar o regresso da luz que se manifesta com o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno dia 21 e o aniversário do Nosso Mestre Jesus, o representante do amor incondicional, que acompanha o crescimento dos dias a partir do dia 25 e até ao próximo solstício de Verão, altura em que novamente e gradualmente o sol se recolhe.

No entanto, o que se verifica é que, para muitos, é uma altura de grande stress.
O natal tanto pode trazer momentos muito bons como momentos de grande nervosismo. São as decorações, ter a casa “apresentável” aos olhos da família e conforme a tradição, são as compras de presentes e as compras de comida, o que comprar, onde comprar, até onde o orçamento permite, contas a fazer para ele esticar… depois o que fazer de comida, como e quando fazer, o que levar para a casa da família, será que vão gostar? Será que vão comer? Depois surge aquele trabalho de ultima hora que não se estava já a fazer conta e só vem para chatear, a seguir os jantares de Natal da empresa, amigos e colegas, e pelo meio, ter que lidar com aquelas pessoas e situações que nos trazem aquele frio no estômago provocado por decepção, injustiça ou qualquer outro sentimento menos bom.

Os praticantes de Reiki têm uma das mais incríveis ferramentas ao seu dispor – os cinco princípios do Reiki. Estes são pilares essenciais na estrutura que constitui a forma de ser e de estar do reikiano, mas também são valores universais e humanos que fazem de todos nós pessoas mais conscientes e genuínas. Por isso, estes cinco princípios podem ser aplicados por todos, reikianos ou não e podem ajudar a passar um natal sem stress, com mais harmonia e felicidade.

Então, só por hoje:
O só por hoje, não é um dos cinco princípios de Reiki mas um enquadramento no tempo e uma das mais importantes orientações do Mestre Mikao Usui – Estar no aqui e agora, no momento presente.
Só por hoje pede-te mente limpa e coração predisposto para que possas estar plenamente consciente de ti, dos outros e do universo. Esta atenção plena é o que permite entenderes o que se passa contigo e o que se passa com os outros, é o que te dá espaço e tempo para que as tuas respostas e reacções não sejam apenas impulsos mas sim expressões da grandeza da tua consciência, em compaixão e amor incondicional. Antes de qualquer acção, só por hoje, pede-te que inspires, que te vires para dentro e em plena consciência e responsabilidade, tragas o melhor para a tua vida.
Tira tempo para apreciar o momento presente, a quadra que estamos a viver, faz e sente com atenção plena, aqui e agora. Se estás a decorar e a compor a mesa de natal fá-lo de forma consciente, sentindo cada momento, apreciando cada objecto, entregando amor a cada gesto e intenção… Dá a atenção que cada coisa e pessoa necessita.
Só por hoje, aqui e agora, és consciente e realizas-te.

Só por hoje, Sou Calmo:

Este é o primeiro princípio de Reiki, é o pilar para encontrar a calma perante os momentos de intolerância, impulsividade, raiva ou agressão. Obriga a um trabalho interior constante.
A calma, a paz interior, é o que te permitirá reconhecer os limites e encontrar a aceitação para além dos limites do ego. A calma vai-te permitir primeiramente que estejas mais atenta e observes o teu redor para depois conseguires compreender e aceitar compassivamente atitudes e situações.
Vais estar com muita gente, por isso convém que arranjes condições para criar harmonia. Esta harmonia será muito importante para que os outros também se sintam bem. Se estiveres em stress essa vibração também se irá espalhar para os outros, se eles também estiverem stressados, essa energia irá multiplicar-se, ninguém se vai entender e tudo fica uma confusão. Mantém a calma, ela permite gerir as situações e as emoções e observar o trabalho da energia. Cria harmonia, ela vai ser preciosa num bom ambiente familiar.

Só por hoje, Confio:

Este é o segundo princípio do Reiki. Confia no que a vida tem para te dar e no que tu tens a dar à vida. Confiar traz-nos um grande poder pessoal e uma liberdade incrível. Confiar é compreender como funciona o universo e a forma como ele se manifesta, o nosso papel neste mundo e o papel dos outros nele. Com calma, em harmonia, conseguimos encontrar espaço suficiente em nós para sabermos confiar, primeiro em nós e nas nossas capacidades, no nosso amor e assim, depois, confiarmos nos outros e no que eles nos têm para dar e para receber. Confiar é saber que tudo tem um momento certo para acontecer e que as leis universais põem tudo no devido lugar.

Só por hoje, Sou Grato:

A gratidão é um sentimento e uma virtude. É um valor interior que se sente, que nos eleva a consciência e faz brilhar. Este sentimento espelha paz e serenidade e isso acontece pela clara compreensão das coisas, principalmente do sentido da vida. A gratidão também é um acto de amor. E nós estamos na quadra do amor. Então sejam gratos, não só pelas prendas mas principalmente por terem aquilo que muitos não têm. No momento em que estás com os teus, agradece, no momento em que estás a comer, agradece, a quem elaborou o banquete e trabalhou em prol da felicidade de todos agradece, sê grato pelas ofertas, sê grato por estares vivo e a viver o momento… assim te ligas ao universo e deixas fluir a boa energia e a harmonia.Também devemos agradecer pelas situações difíceis e dolorosas pois são elas que proporcionam as maiores aprendizagens e nos fazem avançar e crescer. A gratidão é uma verdadeira acção interior de crescimento e sabedoria.

Só por hoje, Sou Honesto:

Este quarto princípio fala-nos de retidão. Ter gosto e alegria nas nossas acções e fazê-las com um coração compassivo e verdadeiro. A honestidade é a verdade e a transparência que brota do nosso coração. Ser honesto não significa impor a tua verdade ou dizeres o que pensas do outro mesmo sabendo que o podes magoar. Sê verdadeiro mas cuidadoso em tudo o que fazes e dizes. Pois, tudo o que deres retorna a ti de alguma forma e tudo o que retirares, também a ti será retirado. São muitas as formas pelas quais o universo se manifesta. Vale a pena praticar um trabalho, seja ele qual for, de forma honesta em todos os momentos da nossa vida, assim evitamos muitos problemas e arrependimentos.

Só por hoje, Sou Bondoso:

A bondade é a base para qualquer relacionamento, incluindo aquele que temos com nós próprios. Ser bondoso é compreender não só as necessidades dos outros mas as nossas também, é olhar com compreensão e amor o outro pois também ele está num processo de crescimento e aprendizagem. A maior bondade, por vezes é expressa com aqueles que nos são desconhecidos e precisam de uma palavra, de um toque, de um pouco de atenção. A bondade descobre-se em nós e flui para os outros.
No momento presente a bondade não está só no acto de dar, oferecer coisas mas também no saber receber e saber partilhar. Este é um tempo de saber estar em conjunto, em família ou não, muitas vezes quando não há harmonia…
Neste natal retira um tempo para ti, para aquietares a tua alma e entrares numa energia de calma e harmonia. Isola-te e sente o poder do teu chakra cardíaco, esse que produz a energia do amor, e todo o teu potencial bondoso.



Os cinco princípios de Reiki não se fundamentam e crescem num só dia. Requerem prática, vivência, estudo e reflexão. Eles têm como objectivo principal convidar a felicidade. É uma grande verdade que sentimos ao praticar – com calma, aprendemos a confiar em nós, nos outros e no universo, expressamos gratidão pelas lições e pelo que recebemos, somos honestos connosco e com os outros, com o que fazemos, vivemos em bondade, escutando a mente e o coração, sendo compassivos.

Mas, acima de tudo, com estas palavras e com esta reflexão, pretendo que sintas, observes e vivas esta época de outra forma. De uma forma mais consciente, aproveitando o verdadeiro significado que ela tem, o nascimento de Jesus Cristo e todo o seu significado. Medita, sente o que é realmente o espírito de Natal e qual a sua importância em ti e deixa-te preencher com essa sabedoria.

Só por hoje, tenham um Feliz Natal!
Grata
Teresa






Inspiração no Tao do Reiki - João Magalhães


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saber Quando Parar, é uma Virtude.

Santos de casa não fazem milagres!

Resiliência - A Capacidade de Renascer das Cinzas