O Eu Sofredor - Consciencializar Aqui e Agora

Cada vez mais as pessoas procuram terapias para se encontrarem. Pelo menos é isso que verifico quando me procuram como terapeuta. As pessoas estão a tomar consciência, muitas vezes porque estão em grande sofrimento, de que precisam de mudar, de se libertar do estado sofredor em que se encontram, de encontrar respostas aos muitos porquês que invadem a sua mente, saber qual o seu propósito de vida...

Todos temos algo em comum: tentamos escapar ao sofrimento e ir ao encontro da felicidade. Mas TODOS, nem sempre temos consciência que a felicidade só se vai encontrar quando se souber viver em pleno o aqui e agora, quando se souber sentir o poder do momento presente e a plenitude do ser que esse estado dá. Mas as pessoas só estão bem onde não estão. O seu "aqui" nunca é suficientemente bom e agradável. Consequentemente, não aceitando e nem valorizando o que se tem, entra-se em colapso psicológico, em depressão, em sofrimento. 

Observa-te, examina-te profundamente e verifica se é esse o teu caso.
Se achas que o teu aqui e agora é insuportável e te deixa miseravelmente infeliz ou insatisfeito, tens três opções: afastas-te da situação com uma estratégia, mudas a situação para algo que te faça sentir mais confortável ou aceitas totalmente a situação sem resistência interior. Seja qual for a tua escolha és inteiramente responsável por ela. Mais tarde vais lidar com as consequências dessa escolha, sem desculpas, sem negatividade, sem poluição psíquica e sem o drama de vitima. No entanto te digo, aceitar, render, baixar as armas... não é fraqueza. Se deixares de lutar contra o teu Ego, que te obriga ao papel de vitima por orgulho ferido, ficas livre e ganhas poder espiritual. Ficas com mais tempo, espaço e calma para, conscientemente, apreciares o aqui e agora. 

Segundo Sri Prem Baba, o que precisas verdadeiramente compreender, é que só terás um futuro melhor, só poderás ser plenamente feliz e teres prosperidade na tua vida, se fores capaz de transformar o TEU mundo interior HOJE, AQUI e AGORA.

Repara, a mente é a árvore realizadora de TODOS os desejos. Tudo o que conheces como realidade, como sendo a tua realidade, começa na tua mente. Ela cria essa realidade através dos teus pensamentos, palavras, sentimentos e acções.

Por isso, por vezes, te encontras numa realidade que não desejas... A menos que te interesses por conhecer a mecânica da mente e assim poderes usar o seu potencial para criares o que mais desejas e conduzires o teu próprio destino… estarás sempre à mercê de uma realidade indesejada, pois a mente cria a realidade através de pensamentos, palavras, sentimentos e acções.

Os teus pensamentos surgem de forma inconsciente, não entendes de onde surgem e porque não consegues parar de pensar neles, apenas consegues classificá-los como negativos ou positivos. Mas, quando um pensamento se repete de forma compulsiva significa que existe um desejo inconsciente de que se realize.

Quantas vezes já te passou pela cabeça que vais ter um acidente de carro? Quantas vezes já te arrepias-te só de pensares que vais ter uma doença má? Quantas vezes já sentiste medo só de pensares que vais perder um ente amado? E já te perguntas-te porque tens estes pensamentos tão maus que até parece, de forma inconsciente, mas no mais íntimo do teu ser, que desejas que se realizem?

Saberás dar a resposta e compreenderás a origem destes pensamentos com auto-conhecimento adquirido através da auto-investigação. Como? Aquieta-te, respira fundo, ouve o teu coração e pergunta-te: Quem em mim quer ter um acidente? Quem em mim quer estar doente? Quem? O quê? Para quê? Assim, começas a fazer uma relação de causa/ efeito e vais desvendando esse Eu Sofredor que tem gerado esses pensamentos e consequentemente uma realidade inconscientemente desejada.

Allan Kardec declarou que a origem do nosso sofrimento, parte de duas fontes distintas: as que são geradas na vida presente e as que têm origem em existências passadas.

A mudança consciente que terás de efectuar em ti, resume-se numa não identificação com o teu Eu Sofredor mas sim num reconhecimento na luz que te habita. Mas para isso, inevitavelmente, terás que acolher e tratares das tuas dores ancestrais, aquelas que têm origem em existências passadas e que são a origem do teu Eu Sofredor.

Por outras palavras, trata-se de uma “desidentificação” com o teu passado, de um “desencantamento” com a  história da tua alma, para que assim, liberto, te possas identificar com aquilo que está além de ti, com aquilo que está para além da tua história, para além de tudo… Só assim te podes identificar com aquilo que em ti que não se corrompe, com a fonte da "bem-aventurança", com a realidade que conscientemente desejas. E é nessa realidade que existe o amor incondicional, a harmonia, a verdade e a justiça…

"A maioria de nós não tem consciência das heranças que vêm do passado. Essa inconsciência ou ignorância impede-nos por isso, de aproveitar a vida no seu melhor, seja a iluminar as sombras e padrões antigos, seja a abrir caminhos novos reclamando a luz que somos." - Vera Luz

Não te identificares com o sofrimento do passado e estabeleceres a consciência do aqui e agora, no momento presente não é uma tarefa fácil, mas é possível! Empenha-te! Não desistas! Mantém-te firme no amor! No amor por ti, no amor pelo que conquistas diariamente e te faz feliz, no amor pelos outros, no amor pelo teu trabalho… Estás encarnado aqui por alguma razão divina. Aceita e aceita-te.



Talvez te sintas só e desamparado devido a esse sofrimento que por sua vez te leva a uma ausência de consciência… mas NÃO ESTÁS SÓ! Existe uma hierarquia de seres divinos ao teu redor dando-te suporte e amparo. Por isso, esmera-te na tua prática espiritual. Relaxa. Aquieta a mente pois só assim consegues perceber isso… e segue em frente, faz o teu caminho cada vez com mais amor e consciência no momento presente e na realidade que projectas.

A sabedoria irá iluminar o teu caminho.
Mas, a questão é:
Quero mesmo me livrar do sofrimento? Deste apego? Deste sentimento que me acompanha há tanto tempo?
Será que eu quero MESMO ser feliz?

A maioria das pessoas tem dúvidas… não sabe o que responder…

Têm duvidas porquê? Porque estão viciadas na reclamação, na lamuria, em serem vítimas… É muito mais cómodo culpar o outro pelo nosso sofrimento, é muito mais cómodo acreditar que tudo se resolve se acontecer algo mágico... As pessoas criam esta realidade e assim libertam-se do peso do destino colocado em suas mãos.

Um novo ciclo se avizinha. O Universo está a exigir-nos profunda mudança e transformação interior.

“Uma mudança interior pode acontecer quase que imediatamente quando começamos a sentir que estamos a ouvir-nos e a dar aos nossos medos e feridas a nossa presença amável e amorosa. Quando começamos a fazer uma mudança no interior, isso invariavelmente tem um fluxo nas nossas circunstâncias exteriores.” – Noordev Kaur

Percebe que és Cocriador da tua realidade, da tua vida. Tenta descobrir se estás a fazer um bom uso ou um mau uso dos teus pensamentos e consequentemente da realidade que estás a criar. É importante teres coragem de enfrentar os medos e o sofrimento para saberes o que queres para a tua vida… não é fácil, eu sei… mas é importante teres essa coragem e admitires, e aceitares, perceberes e seres amável com os teus maus pensamentos. Só assim te consegues mover em Direcção aos teus sonhos e vontades, aquilo que te dá entusiasmo, motivação para acordares de manhã, ou seja, te moveres em direcção à tua felicidade, em direcção ao teu propósito de vida…

“Hoje estamos vivênciando um grande desafio, agora precisamos aprender a expandir o nosso espírito, temos que aprender a somar os nossos talentos, os nossos dons, temos que aprender a dar força um para o outro… e principalmente, precisamos desenvolver alguns valores como a honestidade e a auto-responsabilidade… estes são fundamentais para atravessarmos todo o processo evolutivo. Depois disso, a gentileza, sem isso acredito mesmo na possibilidade de extinção da raça humana…” – Sri Prem Baba 




Sejam cocriadores da vossa história.
Com amor
Teresa Rodrigues
Terapeuta Transpessoal

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Saber Quando Parar, é uma Virtude.

Santos de casa não fazem milagres!

Resiliência - A Capacidade de Renascer das Cinzas